Prezados Leitores,
É preciso refletir.
Nosso papel como membros e colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior é buscar através da pesquisa, do estudo, da análise crítica e da reflexão o melhor caminho, aquele que melhor se adequa aos sinônimos da Justiça, aquele que melhor atende às necessidades de cada cidadão.
Sabe-se o quão importante e fundamental é o Direito na vida do homem em sociedade. Existem diversos casos e situações que inquietam os estudantes e aplicadores do Direito.
Neste contexto, a Revista, dá oportunidade àqueles que se dedicam a estudar e refletir a possibilidade de inspirarem novas pessoas e também compartilharem o que aprenderam.
A 15ª edição da Revista do Curso de Direito da UNIDAVI, Revista Direito UNIDAVI, Setembro de 2025, concebida numa visão cosmopolita, ética e humanitária, genuinamente brasileira, mas de fronteiras abertas para o intercâmbio global entre professores e estudantes do Direito; entre juristas, pesquisadores e operadores do Direito; entre o Direito, a Filosofia, a Política e as Ciências Sociais em geral, apresenta os seguintes artigos:
A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO MEIO ALTERNATIVO PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS SOCIAIS, das autoras Patrícia Pasqualini Philippi e Michelle porto.
A VEDAÇÃO DA EXTENSÃO DA FALÊNCIA E SEUS EFEITOS AOS SÓCIOS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA, CONTROLADORES E ADMINISTRADORES DA SOCIEDADE FALIDA: Análise da Desconsideração da Personalidade Jurídica, dos autores Catherine Avi Hermann e Daniel Mayerle.
CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO CIVIL E SEUS PRINCÍPIOS, dos autores Eduardo Silva e Cleidiane Sevegnani Adami.
A (IN) EFETIVIDADE DA LEI DA ALIENAÇÃO PARENTAL FRENTE ÀS FALSAS DENÚNCIAS DE ABUSO SEXUAL: uma análise legal, doutrinária e jurisprudencial, dos autores Elaine de Souza e Saul José Busnello.
A INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL E A DURAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES, do autor Fabrício Cavalcante D´Ambrosio.
CRIME CIBERNÉTICO: Crimes realizados no âmbito virtual e a relevância da manutenção de provas, dos autores Joel Pitz e Pablo Franciano Steffen.
DIREITO SUCESSÓRIO E A FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA, dos autores Janaína Pereira de Jesus, Thuany Caroline Adriano e Carlos Roberto Claudino dos Santos.
A VIOLAÇÃO DA CONVENÇÃO 182 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT) PELOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DEVIDO A FLEXIBILIZAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E TRABALHO FORÇADO, das autoras Raphaela da Rocha Xaubet e Michelle porto.
QUESTÕES RACIAIS NO DIREITO PENAL, dos autores Weverthon de Oliveira Nascimento e Natasha Gomes Moreira Abreu.
A APLICABILIDADE DA MEDIAÇÃO NO DIREITO SUCESSÓRIO: uma análise doutrinária e legal sobre a autocomposição nas relações entre herdeiros, dos autores Thuany Caroline Adriano e Saul José Busnello
Agradecemos imensamente aos autores, colaboradores e parceiros, por se unirem numa visão cosmopolita, ética e humanitária, na construção de um autêntico e sincero diálogo sobre os mais variados temas alinhados numa comunidade universal de autores e leitores do Direito, e, que nos auxiliam a dar continuidade à Revista Direito UNIDAVI. Esperamos que todos aproveitem e tenham uma ótima leitura!
Prof.ª Dr.ª Patrícia Pasqualini Philippi
Vice-Reitora e Pró-Reitora de Ensino
Prof. M.a Vanessa Cristina Bauer
Coordenadora do Curso de Direito e
Presidente do Conselho Editorial
Prof. M.e Saul José Busnello
Editor Responsável